
O dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate a Exploração e Abuso de Crianças e Adolescentes. Uma caminhada pelas ruas do Bravo marcou a data, com estudantes e professores dos Colégios Edith Machado, Alcides Figueredo, Ideia e Papa João Paulo. A Caminhada também aconteceu a tarde (18) no Ponto de Serra Preta e no dia 21 de maio, na Sede, com a presença do prefeito Aldinho.
Estavam presentes a primeira-dama Renilda Leite, o secretário de Assistência Social, Cláudio Luiz, a secretária de Educação Gildete Figueiredo, representantes do Conselho Tutelar, CRAS, Central do Bolsa Família.
Foram feitas palestras de orientação para as crianças e apresentações de dança com Dan do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em seguida saíram às ruas com faixas e banners levando mensagem sobre respeito e seus direitos enquanto crianças e adolescentes. Essa ação faz parte de Campanha Faça Bonito.
Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Durante o evento os presentes recordaram a morte da adolescente, Bruna Santana, assassinada este ano na cidade Feira de Santana. O crime ainda não foi elucidado pelas autoridades policiais. A tarde evento acontece no Ponto de Serra Preta.