Educação do Campo Contextualizada é a proposta metodológica que pretende trazer um novo olhar para a educação de Serra Preta

Com o tema Educação e Contexto: desafios e perspectivas para o desenvolvimento de Serra Preta teve início na manhã de hoje a Jornada Pedagógica 2018, no Salão Comunitário, na sede. A abertura do evento que vai até o dia 23, contou com um público superior a 400 pessoas. Houve apresentação do grupo Batucart e Idosos na ativa.

Compondo a mesa de abertura estavam representantes do poder público municipal, como o Prefeito Aldinho e a primeira-dama, Profª Renilda Leite, os secretários Sérgio Moreira, Igor Almeida, Cristovão Aníbal, Hélio Alves, Claudio Luiz e a secretária de Educação Gildete Figueredo. Também estavam presentes a chefe de Coordenação Pedagógica, Profª Emanuela Almeida, a Diretora de Ensino, Márcia Cristina, a coordenadora da Educação Especial, Inara Bastos, Profº Elvio Almeida, técnico da Secretaria de Educação.

Entre as palestrantes estava a Coordenadora de Educação da ONG MOC de Feira de Santana, Vera Carneiro e a psicopedagoga Dilma Souza. Contamos ainda com as presenças dos vereadores Magno Souza, Mário Gonçalves, Profº Maizo e Eliúde Miranda.

Entre diversas falas em torno da importância de pensar uma educação que atenda as demandas da realidade do município, a primeira-dama Renilda deu as boas-vindas e saudou a todos desejando um excelente ano letivo. A secretária Gildete Figueredo trouxe as palavras “conhecer, analisar e transformar a realidade como palavras chaves para a jornada e o trabalho dos professores e alunos no ano de 2018. Avançaremos ainda mais na perspectiva de unir escola e comunidade para mudar a educação de Serra Preta”.

Essas palavras fazem parte do tripé metodológico da Educação Contextualizada do Campo, metodologia que será implementada no dia a dia das escolas de Serra Preta a partir deste ano e que foi apresentada por Vera Carneiro, coordenadora de Educação do MOC que vai acompanhar esse novo trabalho no município. “Parabenizo aos gestores, o Prefeito Aldinho, pela iniciativa, a metodologia de Educação do Campo é uma proposta pedagógica de acordo as características, a vivência do município que é rural, a economia , a cultura e por isso tem muito a contribuir com o desenvolvimento local."

O prefeito Aldinho pontuou em sua fala o compromisso da gestão com todas as áreas, mas chamou atenção para o carinho especial com a educação. “Sou professor, filho de professora, tenho irmãos professores, por isso estou muito feliz por estarmos investindo na metodologia da Educação Contextualizada, que valoriza o semiárido e a região Nordeste, na qual Serra Preta está inserida, valoriza nossos saberes, nossa cultura”.

O prefeito pontuou ações importantes referentes a educação, como o pagamento do piso salarial do Professor a partir de janeiro deste ano, a concessão de vantagens, como a progressão e a licença prêmio que está em debate. A compra de mobília para este ano, distribuição de fardamentos e kit com o material escolar.

Ele ainda ressaltou o trabalho de organização do cardápio da merenda pela equipe de nutrição do município e o cumprimento da lei dos 30% de produtos da agricultura familiar . “Queremos cada vez mais ultrapassar esses 30%, contribuindo pra gerar renda quando compramos a produção da fábrica de polpa de frutas da Soraia, reativar a Casa de Farinha e produzir o beiju aqui mesmo em Serra Preta”, enfatizou o prefeito.

O Governo Federal disponibiliza apenas R$ 0,37 (trinta e sete centavos) para investimento na merenda escolar por aluno.

Essa semana, de acordo com o prefeito, será encaminhada a Câmara de Vereadores, após conversa com os estudantes, o projeto Bolsa Universitária. Na próxima quinta-feira o prefeito Aldinho fará reunião com a categoria para discutir a Bolsa Universitária e o transporte.

Governo municipal

(75) 3697-2117 (75) 3697-2114 (75) 3697-2154